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Conheça alguns dos nossos
Empreendedores de Sucesso
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Ana Carla Madeira

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Ana trabalhava em uma padaria, quando uma tia que tem um salão de beleza a convidou pra ser manicure. Ela aceitou a proposta, seguiu se especializando, fazendo outros cursos, e hoje é esteticista e dona do seu próprio negócio. Ela fundou a Bella Diva Ateliê e está conquistando, aos poucos, a clientela na cidade do Rio de Janeiro, com o foco em Cosmetologia Natural.

Muitos desafios aparecem no dia a dia de um empreendedor, mas o importante é não desanimar nunca, erguer a cabeça e seguir em frente, acreditando no sonho. Foi isso que fez Ana, ao superar as suas dificuldades. "Em 2017, fui morar fora do Rio e em 2019 voltei e precisei recomeçar do zero. Foi muito desafiador", diz a esteticista que tem o objetivo de ser grande na sua área. "Quero terminar a graduação que estudo no momento, poder fazer minha pós-graduação em fitoterapia e poder atender os clientes e vender os meus próprios cosméticos", diz.

A empreendedora afirma ter aprendido muito na capacitação em empreendedorismo que fez ao participar do programa Gerdau Transforma. "Fui e ainda estou sendo muito ajudada. Vocês pensam nos mínimos detalhes, até em situação que nunca pensei em ver", relata a nova empresária que conseguiu melhorar os seus resultados através dos conhecimentos valiosos que recebeu.

No momento, ela se sente grata pela oportunidade e confiante de que vai conseguir ter todo o sucesso que merece, aplicando os conhecimentos de forma assertiva de maneira a conquistar mais clientes e aumentar o seu faturamento, rumo à realização das suas metas pessoais e profissionais.

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Aline Martins de Souza

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A Vitrine do Doce surgiu em 2013 com a simples intenção de gerar uma renda extra, mas virou um negócio e principal fonte de renda para a empreendedora Aline Martins, de 31 anos. "Na época, eu e minha antiga sócia buscamos receitas simples de brigadeiros e cupcakes na internet e passamos a testar e produzir", conta Aline. Então, as sócias seguiram vendendo os doces para os seus familiares, vizinhos e colegas de trabalho na cidade de Charqueadas, RS.

 

Com o passar do tempo, a necessidade apender mais sobre administração foi surgindo e Aline decidiu fazer cursos para se aprimorar, além de também melhorar a qualidade dos seus produtos, ampliando as opções do seu cardápio, passando de um simples brigadeiro a um doce mais elaborado e sofisticado.

Esse esforço, certamente, foi recompensado e a Vitrine do Doce começou a crescer rapidamente, ganhando espaço na cidade. "Hoje, vendemos para os vizinhos, amigos dos vizinhos, empresas como a Gerdau, e conseguimos atingir todas as outras cidades da região também, inclusive Porto Alegre", relata a empreendedora, animada com os resultados.

A capacitação Gerdau Transforma chegou em boa hora para a empresária e ajudou a ampliar a sua visão de mercado, aprender mais sobre como gerir um pequeno negócio e aplicar estratégias de marketing fundamentais para um bom crescimento.
"O curso surgiu no momento certo, para dar um up na minha motivação e me fazer lembrar de todas as metas e do planejamento que coloquei no papel no início deste ano", relata. Além de tudo, ela sente que conseguiu se aproximar dos clientes através das redes sociais e isso a ajudou muito nas vendas.

Atualmente, Aline tem um espaço pequeno, que já comportou sete pessoas trabalhando, e está se organizando para aumentá-lo, construindo um ateliê com recepção para receber melhor os clientes e poder contratar mais pessoas. O maior sonho da empreendedora é fazer com que o seu negócio cresça de forma consistente, ganhando mais e mais clientes para que ela possa gerar empregos, dando oportunidades para outras pessoas. "Sonhar pequeno e sonhar grande dá o mesmo trabalho...", comenta com entusias- mo. "Dor de cabeça, nós vamos ter sempre, então vamos sonhar grande."

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Camilla Baggio

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Camilla Baggio tem 43 anos e mora na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ela decidiu abrir o seu próprio negócio, em plena pandemia da covid-19, em 2020, identificando o crescimento da demanda em sua cidade por produtos entregues em domicílio. A Memory - Antepastos Cestas e Doces Finos é uma empresa familiar, na qual trabalham Camilla e os seus pais, produzindo receitas de família muito conhecidas pelos amigos e pessoas próximas que frequentam a sua casa.

Na época, Camilla relembra como aproveitou a crescente procura por entregas em casa para alavancar seu negócio. "A única coisa que funcionava na cidade era supermercado e houve um boom nas entregas por delivery, então eu vi e aproveitei essa oportunidade de atender as pessoas", conta a empreendedora. No Dia das Mães desse ano, ela conta que, ao comprar, uma pessoa foi indicando os seus produtos para outra, fazendo acontecer uma supervenda no período. "Vendi várias cestas, aí eu consegui comprar os insumos e as coisas foram acontecendo durante vários meses", relata.

Após perceber o sucesso que os seus produtos estavam tendo com a clientela local, Camilla abriu uma conta no Instagram e entrou em vários grupos de venda no WhatsApp, divulgando, dessa forma, o seu trabalho.

As Receitas oferecidas pela Memory são bem diferentes, artesanais, de acordo com a empreendedora. "A gente oferece alguns produtos e o menu para as pessoas montarem as suas próprias cestas e temos, também, as vendas de produtos unitários, como um bolo, uma caixinha de doces", explica.

Para administrar melhor o seu empreendimento e alavancar as suas vendas, a doceira buscou a capacitação em empreendedorismo do programa Gerdau Transforma. "Eu estou gostando bastante do curso e acho que é muito importante existirem empresas fomentando o empreendedorismo", diz a nova empresária. "A gente fica mais motivada, pois empreender exige coragem".

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Claudia Pereira da Fonseca

Claudia sempre teve o desejo de empreender, mas não sabia por onde começar até que tomou coragem de abrir o próprio negócio, na hora do desespero, ao ficar desempregada e sem renda. Foi a necessidade a principal motivação que levou a doceira, de 47 anos a começar a fazer os seus produtos e vender para os amigos e familiares, aproveitando também as feiras em Sapucaia do Sul, RS, onde encontra muitos clientes.

A empreendedora aproveita a grande variação de temperatura e clima definido do Rio Grande do Sul para oferecer os seus pro dutos de acordo com as estações. "Trabalho com pães, cucas, geleias, doces, etc., quando estamos nas estações mais frias; e com salada de frutas, sucos, sacolés, etc., quando estamos nas estações mais quentes", explica, animada com o resultado que está obtendo nas feiras.

No início, Claudia não sabia nada sobre como começar um negócio, então ela decidiu sair na rua sem pesquisar o público, nem o lugar. "Aprendi com o fracasso desse dia, hoje sou como os camaleões, sempre me adaptando às diferentes ocasiões", comenta. No entanto, a paixão pela confeitaria não era o suficiente, ela descobriu que precisava buscar conhecimento para potencializar os seus resultados e aumentar a sua renda.

Ao descobrir a capacitação em empreendedorismo Gerdau Transforma, tudo mudou na vida de Claudia, pois ela conseguiu agregar muito conhecimento a tudo que ela já tinha aprendido na prática. Ela se sentiu segura e fortalecida ao trocar experiências com outros colegas empreendedores, tendo acesso a bons professores e um conteúdo que a fez sair da zona de conforto e aprimorar as suas estratégias. "Tudo foi, e está sendo, exce- lente", diz. "Sou muito grata por tudo e orgu Ihosa de fazer parte deste grupo".

O conhecimento transforma a vida de uma pessoa e, aliado à prática do dia a dia, com esforço e persistência, é possível chegar em lugares inimagináveis. Essa é uma verdade claramente observada na história de coragem e luta da empresária Claudia, que não se desa- nimou diante de um dia de fracasso, perseve rou e venceu com o seu negócio de sucesso.

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Erica Moura de Paula

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A descoberta do empreendedorismo pode acontecer em qualquer tempo, até mesmo após a aposentadoria. Foi o caso de Erica, de 58 anos, moradora da grande cidade de São Paulo. "Decidi começar o meu negócio após me aposentar, para ter uma atividade que, além de retorno financeiro, fosse agradável pra mim", conta a empreendedora.

O nome da sua loja de camisetas é Paz na Alma, e é isso que Erica deseja transmitir aos seus clientes, mensagens positivas e boas vibrações em lindas estampas coloridas. "Crio frases positivas pra levantar o astral, são impressas em vestidos e camisetas", explica. Um momento marcante na sua história como empreendedora foi quando uma influencer postou nas suas redes sociais um depoimento positivo sobre a roupa que adquiriu. "Uma blogueira vestiu minha camiseta e, ao postar, mencionou a sensação exata que eu sempre desejo que os futuros clientes e seguidores sintam ao lerem minhas frases", conta Erica.

A empreendedora buscou capacitar- se em empreendedorismo para administrar melhor a sua nova empresa, então conheceu o curso oferecido pela Gerdau e conseguiu colocar o seu negócio nos trilhos do sucesso. "Aprendi sobre planilha de custos, marketing nas redes sociais, dentre outros conteúdos", relata. "Aprendi a acreditar nas fotos que eu posto mostrando os meus artigos".

Erica acha que, para um empreendedor, é fundamental ser organizado financeiramente, pesquisar muito bem o ramo de atividade e que seja agradável para a pessoa, tendo a ver com ela. Para o futuro, ela tem grandes objetivos. "Que a minha marca Paz na Alma seja amplamente reconhecida pelo público e muito lucrativa".

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Hortência Magardi

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Aos 15 anos, Hortência começou a desenvolver a sua vocação, fazendo mega hair no seu próprio cabelo. Foi passando um tempo, até que a sua irmã pagou um curso para que ela adquirisse instrução profissional, com a intenção de abrir um salão de beleza. Infelizmente, essa primeira tentativa de começar um negócio, não deu certo, na época. "Continuei trabalhando em outras áreas e atendendo em domicílio", conta.

Passaram-se anos e o desejo de se tornar dona do próprio negócio não saía da cabeça de Hortência. Ela começou a fazer tranças e, em certo momento, percebeu que o que ela mais queria na vida era empreender, fazendo algo que ela gostava e que estava disposta a investir. "Comecei a pesquisar, aprender novas técnicas e buscar informações sobre como empreender". Foi assim que a determinada empreendedora abriu a própria empresa, chamada Espaço das Tranças, no Rio de Janeiro, RJ.

Hortência é trancista e também faz mega hair e tranças afro. "Meu público são mulheres de cabelos crespos e cacheados, na maioria mulheres que estão passando pela transição capilar", explica. "Atendo homens também e trabalho com todos os tipos de cabelo", completa.

Ela começou a trabalhar fazendo tranças, foi oferecendo os serviços na internet e foi aprendendo assim, com muita persistência e dedicação. "Depois que fiz o primeiro curso, com a Besouro e Gerdau, aprendi que deveria investir em várias coisas e, principalmente, em conhecimento, então fiz o curso de trancista", diz Hortência.

O empreendedorismo deu liberdade à trancista, de 31 anos, para que ela pudesse fazer as coisas com mais segurança. "Tive mais tempo para divulgar meu trabalho e investir no meu empreendimento, tempo para estudar mais", comenta. Além de ter conquistado uma renda que a ajuda muito. A capacitação fez com que a nova empresária ganhasse motivação para seguir investindo no seu negócio, valorizando o seu negócio com uma precificação correta, além de adquirir conhecimentos importantes sobre divulgação.

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Alessandra Silverio

Alessandra Silverio da Silva, uma determinada empreendedora de 38 anos, encontrou na paixão pela culinária uma forma de superar os desafios da vida e transformar sua trajetória pessoal e profissional. Seu projeto, a Rawr Doces Confeitaria Artesanal, é um exemplo de resiliência e sucesso no empreendedorismo local.

"Perdi meu filho com apenas 10 dias de vida. Foi um momento devastador que me fez repensar minha vida. Decidi me reerguer por minha família", conta, relembrando o início difícil. Desempregada e em meio à depressão, ela encontrou na confeitaria uma luz no fim do túnel.

Iniciando suas atividades há oito anos, Alessandra começou a fazer bombons em casa e vendê-los para amigos e familiares. Com o apoio de seu esposo, Robson, e sua mãe, Marta, sua paixão pela confeitaria se transformou em um negócio promissor. "Minha família sempre me apoiou, mesmo nos momentos mais difíceis".

A oportunidade de participar do projeto Gerdau Transforma foi um divisor de águas na sua caminhada. "Antes da capacitação, eu tinha muitas dificuldades para empreender, principalmente na hora de precificar e me organizar", relata Alessandra. O curso proporcionou-lhe conhecimentos essenciais para o crescimento sustentável de seu negócio.

Com o apoio do programa, Alessandra estruturou melhor suas finanças, aprimorou sua presença online e aprendeu a precificar seus produtos de forma estratégica. "É muito difícil empreender sozinha, mas o curso me deu as ferramentas necessárias para superar esses desafios", afirma.

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Tanner Mara Siqueira

Em Sete Lagoas, Minas Gerais, nasce um empreendimento que vai além da simples venda de acessórios femininos. Tanner Mara Siqueira Pacheco, apaixonada por artesanato desde a infância, encontrou sua vocação em criar laços e acessórios exclusivos. “Sempre amei trabalhar com artesanato, desde o berço”, conta Tanner, refletindo sobre suas raízes e paixões.
Com determinação e amor pelo que faz, a artesã fundou a Tanner Laços e Acessórios, um negócio que reflete sua 5 dedicação em cada peça feita à mão. “Meu público-alvo é feminino, com idades variadas, desde recém-nascidos até a idade adulta”, compartilha a empreendedora. Seus produtos são mais do que simples acessórios, são expressões de elegância e originalidade para mulheres que buscam destacar seu estilo.

Além do sucesso comercial, a empreendedora almeja construir um espaço encantador para os clientes. “Meu maior sonho é abrir minha própria loja física em Sete Lagoas”, revela. Esse plano é impulsionado não apenas pelo desejo de crescimento, mas também pela busca por estabilidade e realização pessoal.

Ao ingressar no projeto Gerdau Transforma, Tanner encontrou um novo horizonte para seu empreendimento. “O curso foi sensacional”, afirma. Através das orientações de especialistas, Tanner aprendeu a enxergar seu negócio de forma estratégica e a superar desafios. “O projeto me ensinou muito sobre a parte de expansão do negócio e de cálculos financeiros”, relata, destacando a importância do conhecimento adquirido.

Uma das principais dificuldades superadas por Tanner foi a gestão do tempo e a administração de um negócio em crescimento. “Trabalhar sozinha por enquanto é desafiador”, confessa. Mas com determinação e o apoio do curso, ela encontrou soluções para otimizar sua produção e organizar sua empresa.
 

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Vitor da Rocha Duarte tem 24 anos e começou a trabalhar cedo. Aos 15 já era ajudante de cozinha em uma lanchonete. Passou por outros empregos como auxiliar de produção e, em junho de 2022, depois de ser demitido, começou a trabalhar por conta própria com churros gourmet.

Ele conta que havia guardado dinheiro para investir e deixar de trabalhar para outras pessoas, mas não tinha ideia de qual negócio criar. Pesquisou o que faltava na redondeza, no bairro de Coqueiral, onde mora em Recife (PE), e decidiu comprar um trailer, em um food park, onde abriu sua Lanchonete que funciona de quartas-feiras a domingos à noite.

Vitor da Rocha Duarte

Iniciou produzindo churros tradicionais e foi se especializando cada vez mais, investindo em novidades. Hoje, oferece na sua lanchonete churros gourmet, doces e salgados, como os de charque e de camarão e os recheados por dentro e por fora, como os sabores sonho de valsa, kitkat, e goiabada com queijo coalho maçaricado. Três pessoas trabalham servindo na Lanchonete e outras duas na produção da massa - área que também atua nas noites de muito movimento.

Segundo ele, um dos pontos em que o curso mais ajudou foi na precificação e na gestão financeira do negócio. "O preço de venda até continuou o mesmo, mas eu não estava sabendo administrar o dinheiro que nem sabia que tinha, estava gastando com o que não interessava", destaca.

Vitor diz que antes ou separava um dinheiro para ele ou investia na lanchonete. Agora tem seu pró-labore, consegue organizar os recursos destinados ao negócio e já tem um mês de faturamento guardado como reserva de emergência para a atividade.

Com a ajuda da mentoria, fortaleceu sua estratégia de trazer sempre novidades aos clientes e está com três sabores novos prontos para lançar em momentos estratégicos do ano - um deles o de banana assada com mel. Também está trabalhando para criar uma massa com baixo teor de gordura para oferecer os chamados churros saudáveis e passar a atender a um público ainda maior.

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Roberta da Luz

Para muitos, empreender surge como uma necessidade em momentos de adversidade. Foi assim para Roberta da Luz Francisco, de 41 anos, moradora de São Paulo, que há cinco anos viu-se diante do desafio de se reinventar após perder o emprego. Confeiteira por paixão, ela transformou sua habilidade em uma fonte de renda principal, criando o Docinhos da Rô. “Comecei vendendo pão de mel, mas depois expandi para outros produtos. Era uma renda extra, até virar minha principal fonte de sustento”, conta Roberta.

No entanto, iniciar um negócio do zero trouxe desafios desconhecidos para Roberta. Ela se viu perdida, sem compreender aspectos fundamentais de gestão financeira e estratégia de negócios. Foi então que, no final de 2023, uma oportunidade se apresentou: o curso Gerdau Transforma, uma parceria entre o Instituto Gerdau e a Agência Besouro. “No início, eu não tinha muita expectativa, mas como era gratuito, decidi participar”, revela.

Para a confeiteira, o curso foi uma verdadeira transformação. As lições aprendidas e as consultorias impulsionaram seu negócio a novos patamares. “Meu faturamento dobrou após o curso. Aprendi a separar as contas pessoais das empresariais, a investir em marketing digital e offline”, afirma.

A eficácia do curso refletiu-se diretamente nos números. Roberta compartilha orgulhosa: “Comparei o faturamento de janeiro de 2023 com o de janeiro de 2024 e o aumento foi significativo”. No entanto, para a empreendedora, o verdadeiro valor vai além dos números. “Se o curso fosse pago, eu investiria sem hesitar. “O conhecimento adquirido foi inestimável”, ressalta.

Olhando para o futuro, Roberta planeja expandir ainda mais seu negócio. Com a inauguração de um grande empreendimento próximo à sua residência, ela vislumbra novas oportunidades de crescimento. “Quero triplicar minhas vendas e me reestruturar para abranger essa nova região. Pretendo continuar com as vendas por delivery, mas agora com uma equipe ampliada”, revela.

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